III Jornada
de Estudos Léxico-Gramaticais Enunciativos
|
Ensino de
língua portuguesa na tríade Gramática, Léxico e Texto
|
Universidade Federal do
Piauí (CCHL / Teresina), 4 e 5 de julho de 2016
PROGRAMAÇÃO
DIA 04/07/2016 (Segunda)
8h às 8h30: Credenciamento (Auditório Noé Mendes/CCHL)
8h30 às 9h: Abertura
9h às 10h15
Conferência:
Contribuições da Teoria das
Operações Enunciativas para o Ensino de Língua Materna – Profª. Dra. Marília
Blundi Onofre (UFSCar)
10h30 às 12h
Apresentação de Trabalhos do Grupo GETOE:
1. Análise dos adjetivos “grande” e “pequeno”
na perspectiva da TOPE – Lidiany
Pereira dos Santos (UFSCar)
2. A construção de sentido de um verbo
prefixado: uma análise enunciativa do verbo “descobrir” – Andreana Carvalho
de Barros Araújo (UFPI)
3. Tempo verbal: por uma
prática reflexiva em livros didáticos à luz dos princípios enunciativos de
Antoine Culioli – Deislandia de Sousa Silva (UFPI)
4. “Pacificação”: da
ocorrência às noções e suas propriedades
– Joana Darc Rodrigues da Costa (UEMA) e Waldemar Duarte de Alencar Neto
(IFPI/UFMG)
14h às 16h
Mesa-Redonda: A
relação Gramática, Léxico e Texto no Ensino de Língua Portuguesa
Palestrantes:
Profª. Drª. Iveuta de Abreu Lopes
(UESPI/UFPI)
Profª. Drª. Maria Angélica Freire
de Carvalho (UFPI)
Profª. Antônia Clemilda
Almeida Costa (Mestranda – PROFLETRAS/UESPI)
16h às 16h30
Exposição de trabalhos na modalidade pôster de alguns integrantes do Grupo de Estudos da Teoria das
Operações Enunciativas (GETOE / UFPI)
Tema: Abordagem
gramatical nos livros didáticos: algumas leituras
16h30 às 17h30
Palestra:
Construção/reconstrução dos valores
modais em artigos de opinião: uma proposta pedagógica – Profª. Dra. Janete
Bessa-Neves (PUC-Rio / CLUNL)
DIA 05/07/2016 (Terça)
8h às 9h30
Palestra:
Invariância e Figura Nocional –
Profª. Dra. Márcia Romero (UNIFESP)
09h50 às 12h
Apresentação de Trabalhos do Grupo GETOE:
1. O adjetivo no processo de
construção de valores referenciais em produções textuais de alunos do Ensino Fundamental – Layana Kelly Pereira de Holanda
(UFPI)
2. Ensino de
gramática: uma análise da abordagem dos adjetivos em livros didáticos – Isael da Silva Sousa (UFPI)
3. Repensando a abordagem do adjetivo em livros didáticos
na perspectiva da Teoria das Operações Enunciativas – Profª. Drª. Maria Auxiliadora Ferreira Lima (UFPI)
14h às 16h
Sessão de Comunicação
Sessão 1:
Sala 301 (CCHL/UFPI)
Coordenadores:
Prof. Me. Ivo Sodré de Carvalho e Profª. Me. Leonildes
Pessoa Facundes
Monitora: Antônia Gisselia
1. Uma
incursão histórica sobre gramática: seu surgimento e sua atualidade – Allysson
Davi de Castro (UFPI)
2. Gramáticas
contemporâneas e o ensino de língua materna em perspectiva – Gláucia Castro Aguiar Pio e Meryane Sousa Oliveira (UFPI)
3. Variantes de galinha-d’angola, estilingue e pernilongo: o que
dizem o dicionário eletrônico Houaiss
e o ALiB? – Rodrigo Alves Silva e Marcelo Alessandro
Limeira dos Anjos (UFPI)
4. A
criatividade lexical nos usos das gírias nos falares dos timonenses – Samara
de Araújo Mota (UEMA) e Leonildes Pessoa Facundo (Profª. Orientadora)
5. A morfossintaxe
não-padrão em produções textuais de alunos do 9º ano: uma abordagem
funcionalista
– Arielly Facundes de Araújo (UFPI)
6. Aspectos fonéticos
da fala de uma família de cearenses residente em Teresina – Ângela Catarina Miranda Leite, Jaqueline Silva Santos,
Waleska Alves de Macedo (UFPI) e Catarina de Sena Siqueira Mendes da Costa
(Profª. Orientadora)
Sessão 2:
Sala 302 (CCHL/UFPI)
Coordenadores:
Profª. Me. Joana Darc Rodrigues da Costa e Prof. Me. Waldemar Duarte de Alencar Neto
Monitora: Raiza Loiola
1. Retomadas referenciais em textos escolares – Gilvana Mendes da Costa (UESPI)
2. Análise de gênero: um estudo da modalidade deôntica no gênero
entrevista – Lucas César Moura Lago (UFPI)
3. Análise da crença e do saber enquanto componentes da
modalidade epistêmica em dois textos de jornal – José Mágno de Sousa Vieira (UFPI)
4. A subjetividade nos sufixos -(z)inho: uma abordagem
enunciativa – Viviane
Garcêz de Oliveira (UEMA) e Leonildes Pessoa Facundo (Profª. Orientadora)
5. A abordagem das construções verbais em sala de aula: uma
análise dos verbos-suporte e das expressões cristalizadas/verbais/idiomáticas –
Abraão Janderson dos Santos Amaral e Marcos Paulo
de Sousa Araújo (UESPI)
6. A análise
linguística nas aulas de língua portuguesa: o uso das categorias de modo e
tempo verbal – Antônia Clemilda Almeida Costa (UESPI)
Sessão 3:
Sala 307 (CCHL/UFPI)
Coordenadores:
Profª. Drª. Iveuta de Abreu Lopes e Profª. Me. Lidiany Pereira dos Santos
Monitor: Luís Gustavo
1. Usando a 1ª arte como ponte para a prática de leitura e
escrita – Juliana da Conceição Brito
(UEMA)
2. Enunciação e ensino: a prática de leitura em sala de aula – Raimunda da Conceição Silva, Rosângela Gomes da Silva
Araújo, Ruhama Marisbela Aguiar Alves, Tamires Alves de Oliveira Santos e
Tatielly Alencar Morais Macedo (UFPI)
3. Aula de língua portuguesa: as construções lexicais nos textos – Maria das Graças dos Santos Matos (UEMA)
4. A ironia nas memes do Suricate Seboso – Carla Priscila Rego Lima Krebsky e Marília Isabel Paixão
Fonseca (UEMA)
5. Projeto de leitura: trabalhando a questão do gênero
através do texto – Tâmara Natasha Medeiros Costa,
José Belizário Filho e Hudson Magno Polary Freitas (UFPI)
16h às 17h20
Mesa-Redonda: Perspectivas
de Investigação Linguística
Palestrantes:
Prof. Dr. Marcelo Alessandro
Limeira dos Anjos (UFPI)
Profª. Drª. Catarina de Sena Siqueira
Mendes da Costa (UFPI)
17h30 às 18h30
Conferência de Encerramento:
Modalidade e Negação – Prof. Dr.
António Barreira Moreno (Universidade de Aveiro - Portugal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário