quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Aconteceu a Jornada de Estudos Léxico-Gramaticais Enunciativos





Nos dias 06 e 07 de junho de 2013, aconteceu a Jornada de Estudos Léxico-Gramaticais Enunciativos realizada pelo GETOE (Grupo de Estudos da Teoria das Operações Enunciativas).

O objetivo da Jornada foi difundir um pouco sobre a TOE, teoria criada pelo francês Antoine Culioli. Para isso, o evento contou com a participação de convidadas e a apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo.

A abertura do evento foi realizada pelo Coordenador do Mestrado em Letras, Francisco Alves Filho e pelo Diretor do Departamento de Letras, João Bemvindo.


A palestra de abertura foi mininstrada pela convidada Prof. Dra. Janete dos Santos Bessa Neves, professora da PUC-Rio e membro do Centro de Linguistica da Universidade Nova Lisboa de Lisboa. A palestra de abertura foi sobre Operações Enunciativas e Gramática.



Ainda na manhã do dia 06, aconteceu a defesa da dissertação de Fernanda Luz, sobre Variação semântica e identidade dos verbo sentir e perceber. Na banca, estavam as professoras Iveuta (UFPI), Marcia Romero (UNIFESP) e Auxiliadora Lima (orientadora - UFPI).


Durante à tarde, ocorreu uma sessão com comunicações dos integrantes do Grupo Getoe.  A primeira comunicação foi proferida pela mestranda Lidiany Pereira  com  “Um estudo semântico enunciativo do adjetivo grande” , a segunda comunicação intitulada “Processo de construção de sentido do adjetivo  fiel”, pela mestranda Claudiene Diniz (GETOE/UFPI) e a ultima comunicação da sessão, intitulada “O vernáculo de um grupo de idosos de zona rural de Teresina: aspectos morfossintáticos”, pela profa. Ma. Rute Furtado (UFPI). 




E, para encerrar a tarde do evento, montou – se uma Mesa Redonda com o tema: Modalidade e intersubjetividade. Os participantes da discussão foram a profa. Dra. Janete Bessa (CLUNL/PUC-Rio) discutindo sobre “Modalidade em discurso jornalístico”, o prof. MsC. Ivo Sodré (GETOE/UFPI) tratando  sobre a “Modalidade: estratégias persuasivas da enunciação  em textos opinativos” e  também com o trabalho “Modalidades subjetivas e intersubjetivas”, a Profa. Ma. Mackléia Oliveira (GETOE/IFPI).
 


Já no dia 07, o evento ocorreu no auditório do CCE/UFPI. E teve início com a Conferência: “Léxico, gramática e ensino”, proferida pela Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ferreira Lima (UFPI). 


Prosseguiu ainda na manhã com uma sessão de comunicações composta pelos trabalhos: “A semântica da preposição em: uma abordagem enunciativa”, pela Profa. Dra. Marcia Romero (UNIFESP- SP), “Determinantes e valores referenciais” – pela Profa. Ma. Joana Costa  (GETOE/UFMG), “Valores referenciais do ainda”- pela profa. Ma. Elizabeth Rocha (GETOE/UFPI) e “Conjunção quando: uma análise enunciativa”- pelo mestrando Felipe Jacob (GETOE/UFPI).



 
A tarde continuou com uma Sessão de comunicações com: “Variação semântica e identidade: estudo dos verbos sentir e perceber” – por Fernanda Luz  (GETOE/UFPI), “Identidade e variação dos verbos  colocar, pegar, passar, andar e retirar” - João de Sá, Carmen Sousa e Francisco Neto (GETOE/UFPI), “Valores semânticos dos verbos  tomar  e levar”-  Tarcilane Fernandes (GETOE/UFPI). 



E encerrou com a Conferência de encerramento: “A palavra: considerações sobre seu funcionamento semântico” pela Marcia Romero (UNIFESP- SP) e o lançamento do livro: Linguística e Literatura: percorrendo caminhos, pela Profa. Dra. Maria Auxiliadora, pela Profa. Dra. Catarina de Sena e pelo Prof. Dr. Francisco Alves Filho.
O evento ainda contou com sorteio de livros e um coquetel de encerramento.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário